RAPadura


RAPadura

Francisco Igor Almeida do Santos, mais conhecido como RAPadura Xique Chico, nasceu em Lagoa Seca no Ceará no ano de 1984, e hoje é um cantador que deixou seu corpo para habitar o sentimento de outros. É um artista ativista, ou como o mesmo prefere se denominar, um Art’vista.
O rapper RAPadura desenvolve um trabalho voltado para o universo do canto falado. Uma mistura arrojada de Rap com a tradição da cultura popular brasileira, que tem suas raízes matriciais com a Embolada e o Repente. O rapper também mistura seus versos com jazz, funk, soul, valsa, marchinha de carnaval, bossa nova, samba rock e outros ritmos urbanos. São principais inspirações na composição de suas músicas: Heleno Ramalho, Luiz Gonzaga, Banda de Pau e Corda, Lia de Itamaracá, Patativa do Assaré, Mercedez Sosa, entre outros.
Suas letras são contundentes e exalam uma linguagem poética sem perder a identificação com o povo. Falam do nordeste, da seca, do agricultor, da mulher rendeira, como no trecho de sua música de trabalho Amor popular ”sou lavrador, trabalhador, sou sonhador cantador, eu vim da seca, da palhoça pra expressar meu amor”. As letras também falam da cidade e dos processos de urbanização - “presente seco, boca amarga, coração em nó, cidade grande, quem sabe um dia um futuro melhor” - trecho da música À Cidade Grande.
A intimidade de RAPadura com a música é natural. Prova disto foi a conquista em 2007 do Prêmio Hútuz (RJ) como melhor artista do Norte-Nordeste. O seu show é uma verdadeira celebração, onde no palco tem-se uma comprometida parceria com artistas e ativistas do campo e da cidade.
Este é o RAPadura Xique Chico, rapper ímpar na cultura brasileira. RAPadura por essência, Xique por resistência, Chico por sorte de ‘bença’. E o mesmo complementa: “Sou RAPadura, e todos me conhecem como povo.”




PRINCIPAIS ATUAÇÕES DE Rapadura:
• Cara e Cultura Negra – Brasília (DF) 2007;
• I Festival Nacional Rap & Repente – Campina Grande (PB) 2007;
• IV Campeonato Internacional de B. Boys – Macapá (AP)2007;
• Hutúz Festival - Rio de Janeiro (RJ) 2007;
• Pelourinho na Rota da Rima – Salvador (BA) 2007;
• Espaço Rap – São Paulo (SP);
• Marco Zero – Recife (PE) 2007.





Contatos para Shows:
Paula Azeviche - Produtora
71 3328-5658/71 9999-3061
paulazevixe@hotmail.com
Compartilhar Google Plus

Autor Luter Hip-hop no ar

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo digitando o texto no html .

Postagens Relacionadas

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial